quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Vivo seja teu nome esculpido...

No dia 03 de outubro Barra Mansa completa 175 anos com orgulho de seu passado e trabalhando para construir um futuro melhor para seus moradores. A história do município começa no final do século XIII, quando se tornou passagem para imigrantes na época das minerações. Depois, foi decretada a criação do município, que ainda tinha a condição de Vila. Em, 15 de outubro de 1857, Barra Mansa finalmente é elevada à condição de cidade. E, este ano, ela comemora 150 anos de elevação de vila à cidade. O município possui atualmente cerca de 200 mil habitantes e 547 quilômetros quadrados. Por cada esquina, se vê as marcas da evolução da cidade e se percebe o quanto ela ainda pode crescer.


"Vivo seja teu nome esculpido. No granito das rochas sem par. E por todos co'amor repetido. Com preces diante do altar! Cada lábio o murmure e um hino. Ele seja e o suave penhor. Dum afeto tão grande e divino,Tão sublime e mais puro que o amor!
Barra Mansa! Barra Mansa! Glória a ti! Hosana mil! Lembras suave esperança. Num recanto do Brasil!
Tua glória, fulgindo brilhante. Com mais vivo fulgor e mais luz. Repercute no vale distante. Vai além desses céus mais azuis! Vai além desses montes e fala. Da existência de um povo a lutar. Do teu povo feliz, que se iguala aos titans no feroz batalhar!
Barra Mansa! Barra Mansa! Glória a ti! Hosana mil! Lembras suave esperança. Num recanto do Brasil!
O teu nome também nos recorda. Um murmúrio suave, um perdão. Um carinho que terno transborda. De teus filhos no teu coração! Ele lembra também a meiguice. À beleza, a grandeza moral. Das mulheres que tens, a ledice. À pureza sem par de Vestal!
Barra Mansa! Barra Mansa! Glória a ti! Hosana mil! Lembras suave esperança. Num recanto do Brasil!
Do criador, já a mão justiceira. Teu destino no tempo traçou...Barra Mansa, serás a primeira. Pelos bens que o Senhor te doou! Cada etapa vencida em peleja. Traga sempre uma glória melhor. Uma glória mais santa e que seja. Entre todo o triunfo o maior!
Barra Mansa! Barra Mansa! Glória a ti! Hosana mil! Lembras suave esperança. Num recanto do Brasil!"


Fotos de Barra Mansa


Igreja Matriz de São Sebastião


Gare da Estação


Palácio Barão de Guapy

Ponte sobre o Rio Paraíba do Sul

Nenhum comentário: